top of page
Studio Cidadania - Nacionalidade e Cidadania Portuguesa, Italiana, Alemã e Espanhola

Cidadania Portuguesa para descendentes em São Paulo

A colônia portuguesa em São Paulo tem raízes muito antigas e profundas, já que os portugueses foram os primeiros europeus a se estabelecer na região desde o período colonial. Mas é possível falar em duas grandes fases de presença portuguesa em São Paulo: Período Colonial (séculos XVI a XIX) e Imigração Portuguesa no Século XIX e Início do XX.

A origem da colônia portuguesa em São Paulo está ligada primeiro ao período colonial, com os fundadores e bandeirantes, e depois a uma forte onda migratória nos séculos XIX e XX, marcada pelo trabalho no comércio urbano. Isso fez dos portugueses um dos grupos mais influentes na formação da identidade paulistana.

Image by Bruno Thethe
Image by Bruno Thethe
Cidadania Portuguesa - São Paulo
Nacionalidade e Cidadania Portuguesa

Cidadania Portuguesa

Cidadania e nacionalidade portuguesa para filhos

Se for casada/o ou tem união de fato  há mais de 3 anos com português (a), você conta com o direito á nacionalidade portuguesa. Se nesta relação já tiver filhos ou for superior há cinco anos, o processo é facilitado. 

Cidadania e nacionalidade portuguesa por casamento

Por casamento ou união de fato

Filhos de portugueses nascidos no estrangeiro (inclusive em São Paulo ou qualquer lugar do Brasil),  possuem direito à nacionalidade portuguesa. Neste caso o descendente português não necessita estar vivo para que se transmita o direito à nacionalidade portuguesa.

Filhos de Portugueses

Cidadania e nacionalidade portuguesa para bisnetos

Os bisnetos de portugueses contam com o direito à nacionalidade sempre com ritos diferentes de acordo descendentes vivos na primeira, segunda e terceira geração. A exemplo, se o avó/á descendente de português já tiver falecido, o processo deve ser feito diretamente para netos para que depois seja feito novo processo para filhos.  

Bisnetos de Portugueses

Cidadania Portuguesa para Judeus Sufradista

Brasileiros descendentes de judeus Sefarditas portugueses contam com o direito à nacionalidade portuguesa. A condicionante é ter relação com Portugal pelo menos três anos e não ter trânsito julgado com condenação em pena de prisão igual ou superior a três anos. 

Judeus Sufraditas

Cidadania e nacionalidade portuguesa para netos
Cidadania e nacionalidade portuguesa por tempo de residência

Brasileiros que possuem residência há pelo menos cinco anos em Portugal legalmente ao abrigo de qualquer autorização, título ou visto, contam com o direito à nacionalidade portuguesa

Por tempo de residência

Netos de portugueses nascidos no estrangeiro (inclusive em São Paulo ou qualquer lugar do Brasil),  possuem direito à nacionalidade Portuguesa. Neste caso o descendente português não necessita estar vivo para que se transmita o direito à nacionalidade portuguesa desde que seja apresentado o vínculo com à comunidade Portuguesa. O conhecimento da língua. 

Netos de Portugueses

Múltipla escolha

Ao preencher o formulário e enviar seus dados você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Formulário de contato 

Passaporte Português - Vistos
bottom of page