
Cidadania Portuguesa
Cidadania Portuguesa para descendentes em Belém
A influência portuguesa em Belém começou em 1616, com a fundação da cidade pela Coroa Portuguesa através do Forte do Presépio.
Belém tornou-se um importante centro militar, comercial e administrativo da Amazônia.
A arquitetura colonial permanece em fortes, igrejas e casarões históricos, que marcam o centro antigo.
O catolicismo, trazido pelos portugueses, deu origem a tradições religiosas fortes, como o Círio de Nazaré, uma das maiores festas do Brasil.
A língua portuguesa se consolidou como idioma predominante, mesclando-se a expressões indígenas.
Na culinária, ingredientes locais da Amazônia foram combinados a costumes portugueses, criando pratos típicos únicos.
A organização política e urbana seguiu os moldes coloniais lusitanos.
Essa herança portuguesa se uniu às culturas indígenas e africanas, formando a identidade cultural singular de Belém.



Se for casada/o ou tem união de fato há mais de 3 anos com português (a), você conta com o direito á nacionalidade portuguesa. Se nesta relação já tiver filhos ou for superior há cinco anos, o processo é facilitado.

Por casamento ou união de fato
Filhos de portugueses nascidos no estrangeiro (inclusive em Belém ou qualquer lugar do Brasil), possuem direito à nacionalidade portuguesa. Neste caso o descendente português não necessita estar vivo para que se transmita o direito à nacionalidade portuguesa.
Filhos de Portugueses

Os bisnetos de portugueses contam com o direito à nacionalidade sempre com ritos diferentes de acordo descendentes vivos na primeira, segunda e terceira geração. A exemplo, se o avó/á descendente de português já tiver falecido, o processo deve ser feito diretamente para netos para que depois seja feito novo processo para filhos.
Bisnetos de Portugueses

Brasileiros descendentes de judeus Sefarditas portugueses contam com o direito à nacionalidade portuguesa. A condicionante é ter relação com Portugal pelo menos três anos e não ter trânsito julgado com condenação em pena de prisão igual ou superior a três anos.
Judeus Sufraditas


Brasileiros que possuem residência há pelo menos cinco anos em Portugal legalmente ao abrigo de qualquer autorização, título ou visto, contam com o direito à nacionalidade portuguesa
Por tempo de residência
Netos de portugueses nascidos no estrangeiro (inclusive em Belém ou qualquer lugar do Brasil), possuem direito à nacionalidade Portuguesa. Neste caso o descendente português não necessita estar vivo para que se transmita o direito à nacionalidade portuguesa desde que seja apresentado o vínculo com à comunidade Portuguesa. O conhecimento da língua.
Netos de Portugueses
Formulário de contato
