Segundo a última edição do Henley Passport Index, um dos índices mais respeitados do mercado que avalia a mobilidade dos passaportes já há 18 anos e é o único do seu tipo que se baseia em dados exclusivos da Autoridade de Transporte Aéreo Internacional (IATA), o passaporte português permanece entre os mais valiosos do mundo.
No ranking de 2023 o passaporte Português ficou na 6º colocação e com a mesma pontuação de França, Irlanda e Reino Unido.
A Metodologia do Ranking
Atualizado trimestralmente, o índice e seu conteúdo são baseados em dados fornecidos pela Autoridade de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e complementados, aprimorados e atualizados usando extensa pesquisa interna e dados on-line de código aberto. O índice inclui 199 passaportes diferentes e 227 destinos de viagem diferentes.
Condições e critérios
Para cada destino de viagem, se nenhum visto for exigido para portadores de passaporte de um país ou território o passaporte recebe +1 de pontuação. O mesmo critério de pontuação é aplicada se os portadores destes passaportes se puderem obter um visto na chegada ou uma permissão de visitante ou uma autoridade eletrônica de viagem (ETA). Esses tipos de visto não exigem aprovação do governo antes da partida, devido aos programas específicos de isenção de visto em vigor.
Quando o visto for exigido antes da partida ou precisar de autorização do governo, a pontuação atribuída é 0.
Outros critérios são usados de acordo com exceções de cada país.
Os países com melhores passaportes
O passaporte mais valioso do mundo é o passaporte japonês e o de Singapura que podem entrar em 193 destinos (85% do mundo) e que estes reunidos representam 98% da economia global (com a contribuição do próprio PIB do Japão em torno de 5%).
Figura: Ranking Passaportes. https://www.henleyglobal.com/passport-index/ranking
Os países com piores passaportes
Países com grandes complexidades, fechados economicamente e com conflitos internos e/ou externos consequentemente seus cidadãos são prejudicados na hora de obter liberdade de circulação no mundo.
Figura: Ranking Passaportes. https://www.henleyglobal.com/passport-index/ranking
O passaporte Português é uma ponte para o Mundo
Obter a cidadania Portuguesa e consequentemente obter o passaporte Português além de te tornar um cidadão Português te dará acesso a outros 188 países no mundo.
O cidadão europeu poderá residir e trabalhar em qualquer país da união europeia além de ter livre circulação na Europa para turismo.
Países de livre acesso aos Portugueses
Em alguns países, apesar da dispensa de visto, a regra de permanência pode variar. Também devemos estar atentos a exigência de uma autorização prévia eletrônica, que não é encarada como visto pois é muito mais simples a obtenção. É o caso do Canadá, Estados Unidos, Austrália, entre outros.
Europa | América do Norte | América Central | América do Sul | África |
Albânia Alemanha Andorra Áustria Bélgica Bielorrússia Bósnia e Herzegovina Bulgária Chipre Croácia Dinamarca Eslováquia Eslovénia Espanha Estónia Finlândia França Geórgia Grécia Hungria Irlanda Islândia Itália Kosovo Letónia Liechtenstein Lituânia Luxemburgo Macedónia do Norte Malta Moldávia Montenegro Noruega Países Baixos Polónia Reino Unido República Checa Roménia Sérvia Suécia Suíça Turquia Ucrânia | Canadá Estados Unidos México | Antigua e Barbuda Bahamas Barbados Belize Costa Rica República Dominicana El Salvador Granada Guatemala Haiti Honduras Jamaica Nicarágua Panamá República Dominicana Santa Lucia São Cristóvão e Nevis São Vicente e Granadina Trinidade e Tobago | Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Equador Guiana Paraguai Peru Uruguai Venezuela | África do Sul Botswana Gabão Cabo Verde Eswatini Ilhas Maurícias Lesoto Marrocos Namíbia Senegal São Tomé e Príncipe Tunísia |
Ásia | Oceania | | | |
Arménia Qatar Singapura Coreia do Sul Emirados Árabes Unidos Filipinas Indonésia Israel e Territórios Palestinianos Ocupados Japão Kuwait Malásia Maldivas Myanmar Quirguistão Sri Lanka Tailândia Timor Leste Uzbequistão | Austrália Micronésia Fiji Ilhas Marshall Ilhas Salomão Kiribati Nova Zelândia Palau Samoa Tonga Tuvalu Vanuatu | | | |
Morar em Portugal
Se optares por morar em Portugal antes ou depois de ser cidadão português terá bons motivos para só sair do país se for para visitar outros.
A qualidade de vida chama a atenção. O país é o sexto mais seguro do mundo no ranking Global Peace Index 2022 (vai ser motivo de outro artigo no blog), possui bons serviços públicos na área de transportes, educação e saúde.
O custo de vida em Portugal também é abaixo da média da união europeia o que facilita o acesso para quem busca a reestruturação de sua vida em outro país.
Em um mundo pós pandemia onde a transformação nas relações de trabalho fizeram com que pessoas possam cada mais viver em qualquer lugar do mundo, a liberdade de mobilidade e a ausência de fronteiras burocráticas são diferenciais para qualquer pessoa. Adquira sua cidadania portuguesa e tenha em suas mãos um dos passaportes mais poderosos do mundo.
Comments