Europa HojeEUR/BRL 5,87·USD/BRL 5,22·EUR/USD 1,12Ver análise de hojeAtualizado em 02/10/2026 · Investing.com
    Blog
    Atualizado:

    Espanhóis em SP: Vida e Cultura (1890-1950)

    Em Espanha, Vistos e ImigraçãoPor Studio Cidadania25 min de leitura
    Espanhóis em SP: Vida e Cultura (1890-1950) - Guia completo sobre Espanha,Vistos e Imigração | Studio Cidadania

    A historiografia da imigração no Estado de São Paulo tradicionalmente privilegiou a experiência italiana como modelo explicativo predominante. Por décadas, pesquisadores circunscreveram a análise do fenômeno imigratório paulista ao âmbito da produção cafeeira, tomando os italianos — nacionalidade numericamente mais expressiva — como referência principal. Essa abordagem historiográfica resultou no silenciamento sistemático de outros grupos étnicos significativos, entre os quais os espanhóis constituíram o terceiro maior contingenteimigrantes a desembarcar no Brasil.

    Este artigo busca recuperar e dar visibilidade às experiências concretas dos imigrantes espanhóis na cidade de São Paulo, investigando seus modos de vida, inserção no mercado de trabalho urbano, atividades culturais, associativas e militantes no período compreendido entre as últimas décadas do século XIX e meados do século XX. A análise fundamenta-se em pesquisas acadêmicas, dados estatísticos oficiais, crônicas de época, memórias de imigrantes e registros documentais dispersos em arquivos paulistanos.

    📊 Dado Fundamental

    Entre 1827 e 1914, entraram no Estado de São Paulo 289.547 espanhóis. Nos anos de 1905, 1909 e 1914, o contingente espanhol superou numericamente os italianos em volume de entrada, conforme os Boletins do Departamento Estadual do Trabalho.

    1. A Invisibilidade Historiográfica dos Espanhóis

    Durante muito tempo, a historiografia brasileira sobre imigração no Estado de São Paulo operou sob uma lógica que privilegiou determinados grupos étnicos em detrimento de outros. Os italianos, por sua superioridade numérica e visibilidade cultural, tornaram-se o paradigma a partir do qual se analisava toda a experiência imigratória paulista. Essa centralidade conferida aos italianos acabou por obscurecer a presença de outros contingentes populacionais igualmente significativos, compostos por portugueses, espanhóis, alemães, japoneses, entre outros.

    A pesquisadora Avelina Martinez Gallego, em sua dissertação de mestrado Os Espanhóis em São Paulo: Presença e Invisibilidade (PUC-SP, 1993), demonstrou que essa invisibilidade não era fruto do acaso, mas resultado de múltiplos fatores convergentes. O Estado espanhol, diferentemente da Itália — para quem a emigração representava uma solução para problemas internos —, reprovava oficialmente a emigração de seus cidadãos. As autoridades consulares espanholas no Brasil tratavam os emigrantes como traidores de sua pátria, gerando uma animosidade institucional que dificultava o reconhecimento e o amparo desses cidadãos em território brasileiro.

    Outro fator determinante para essa diluição foi a própria natureza fragmentária da comunidade espanhola. As profundas diferenças regionais entre galegos, andaluzes, catalães, bascos, castelhanos e asturianos — agravadas posteriormente pelas divisões políticas impostas pela Guerra Civil Espanhola (1936–1939) — impediram a formação de uma identidade coletiva coesa. Como observaram as pesquisadoras Laura Antunes Maciel e Maria Antonieta Martinez Antonacci, da PUC-SP, essa fragmentação foi, em certa medida, estimulada pelo próprio Estado espanhol, que temia que a coesão dos emigrantes no exterior pudesse fortalecer movimentos de pressão política.

    A tendência dos espanhóis à integração rápida na sociedade brasileira — evidenciada pelo aportuguesamento dos nomes de família e pelos casamentos frequentes fora da colônia — contribuiu ainda mais para sua dissolução no tecido social paulistano. Contudo, essa aparente assimilação mascara uma presença rica, ativa e profundamente influente na formação da metrópole paulistana.

    2. Os Números da Imigração Espanhola em São Paulo

    As estatísticas oficiais de entrada e saída de imigrantes no Estado de São Paulo, organizadas anualmente desde 1827 pela Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, revelam uma realidade que contradiz frontalmente a percepção de insignificância numérica dos espanhóis. Os dados publicados nos Boletins do Departamento Estadual do Trabalho demonstram que, no período entre 1827 e 1914, 289.547 espanhóis ingressaram no Estado de São Paulo.

    Esse contingente colocava os espanhóis como inferiores numericamente apenas aos italianos, com exceção significativa do período entre 1905 e 1914, quando a imigração espanhola efetivamente predominou sobre a italiana. Nos anos específicos de 1905, 1909 e 1914, os espanhóis superaram os italianos em volume absoluto de entrada no Estado.

    A pesquisadora Maria Stella Ferreira Levy, em seu estudo sobre o papel da imigração internacional na evolução da população brasileira (publicado na Revista de Saúde Pública, 1974), contextualizou esses números dentro do panorama mais amplo dos fluxos migratórios que moldaram a demografia paulista. Considerando que a política imigratória estadual orientava-se prioritariamente para atrair mão de obra para as fazendas de café mediante subvenção de passagens, é notável que, no período entre 1904 e 1918, dos 695 mil imigrantes que entraram no Estado, 430 mil (62% do total) vieram por conta própria, fora do sistema de imigração subvencionada, e, portanto, livres para se estabelecerem onde desejassem.

    📈 São Paulo em Números (Censo de 1920)

    • População total da capital: 577.621 moradores
    • Estrangeiros: 205.245 (35,5% da população)
    • Nacionalidades presentes: 33 diferentes
    • Espanhóis na capital: 24.902 pessoas
    • Estabelecimentos agrícolas de propriedade espanhola no Estado: 3.530
    • Indústrias de propriedade espanhola: 127

    Em 1935, uma estatística industrial paulistana revelou que os espanhóis já eram proprietários de 245 fábricas na capital. Como observou José de Souza Martins em artigo publicado na Revista de História da USP (1989), embora o imigrante espanhol desse período estivesse entre os mais pobres e os de menor mobilidade social, esses números apontavam para uma notável capacidade de acumulação e empreendedorismo individual.

    3. A Fixação na Capital: Do Campo à Metrópole

    A cidade de São Paulo experimentou um crescimento demográfico extraordinário nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX. De uma cidade com apenas 23.243 habitantes em 1872, a capital paulista atingiu 577.621 moradores em 1920, concentrando 10% de toda a população do Estado já no ano de 1900. Esse crescimento vertiginoso foi alimentado precisamente pelos contingentes de imigrantes que, originalmente destinados às fazendas de café do interior, acabavam por se fixar na capital, atraídos pelo desenvolvimento urbano e pelas oportunidades de emprego na indústria nascente.

    A legislação estadual de 1906–1907, baixada para regulamentar a imigração e a colonização, já reconhecia formalmente a presença de imigrantes em ocupações urbanas diversas, como jornaleiros, operários e artistas. Esse reconhecimento legal refletia uma realidade que os órgãos oficiais de imigração — focados exclusivamente no fornecimento de braços para as fazendas — relutavam em admitir.

    Muitos imigrantes espanhóis contornaram deliberadamente o sistema oficial de encaminhamento para o interior. As memórias de Eduardo Dias, imigrante nascido em Almuñécar, cidade costeira da província de Granada, que chegou ao Brasil em 1926, ilustram perfeitamente esse mecanismo. Ao descrever sua chegada à Hospedaria dos Imigrantes na Rua Visconde de Parnaíba — uma verdadeira Torre de Babel com centenas de espanhóis, italianos, russos, falando, gesticulando, gritando —, relata como um parente que já conhecia as artimanhas destas situações os retirou sorrateiramente da Hospedaria, levando-os diretamente para a casa de familiares já estabelecidos na Rua Ana Neri.

    O Departamento Estadual do Trabalho já alertava, em seu Boletim de 1914, para os perigos desse pernicioso urbanismo, vislumbrando a plétora das cidades e o pauperismo causados pelas promessas ilusórias de trabalho e prosperidade que fascinavam quantidades cada vez maiores de imigrantes estrangeiros e trabalhadores rurais nacionais. Mas era precisamente nesse cenário urbano efervescente que os espanhóis encontravam as condições para reconstruir suas vidas e forjar novas identidades.

    4. Bairros Espanhóis: Brás, Mooca e Belenzinho

    A presença física dos espanhóis na paisagem urbana de São Paulo concentrava-se nos bairros operários que se desenvolveram além do Rio Tamanduateí, na zona leste da capital. O Brás, a Mooca, o Belenzinho e o Bom Retiro foram os territórios privilegiados da vivência espanhola na cidade, onde os imigrantes dividiam cortiços e vilas operárias com italianos, portugueses e trabalhadores brasileiros.

    Brás, os espanhóis concentravam-se especialmente nas ruas Caetano Pinto, Carneiro Leão, Gasômetro e no antigo Beco do Lucas, onde a convivência em cortiços com os italianos era cotidiana. Na Mooca, uma vila habitada exclusivamente por espanhóis na Rua Ana Neri ficou conhecida pelo sugestivo nome de La Mierda — denominação que, na sua crueza, revela tanto as condições precárias de habitação quanto o humor áspero dos moradores.

    O memorialista Jacob Penteado, autor de Belenzinho, 1910: Retrato de uma Época, registrou extensamente a presença espanhola nesses bairros, documentando que os espanhóis habitavam também a Vila Matilde, região mais industrializada e próxima ao centro da cidade. As referências à concentração de ibéricos no bairro da Mooca remetem à existência do glorioso Madrid, clube que na década de 1940 seria campeão dos campeonatos da várzea paulistana, onde jogavam Manolo, Vega e outros atletas da comunidade.

    Os conflitos de rua entre espanhóis e italianos nos bairros da Mooca e Bom Retiro constituíam uma constante nos relatos memorialistas da época. As explicações oferecidas giravam em torno do chamado complexo de inferioridade dos espanhóis em relação ao progresso social dos italianos, que, à medida que melhoravam de situação econômica, mudavam-se para áreas mais valorizadas do Brás, deixando os espanhóis crescendo à sombra dos seus rivais.

    5. Trabalho e Ofícios: Carroceiros, Operários e Comerciantes

    A inserção dos imigrantes espanhóis no mercado de trabalho urbano paulistano caracterizou-se predominantemente pela concentração nos ofícios menos qualificados e mais pesados. Referências diversas indicam sua presença expressiva como cocheiros, condutores de bondes, pedreiros, sapateiros, empregados domésticos, vendedores ambulantes e, particularmente, como carroceiros — atividade que se tornou quase sinônimo da identidade espanhola na cidade.

    Os serviços de carroceiro, ajudante e carregador atraíam parcela significativa dos trabalhadores urbanos espanhóis, dado o pequeno investimento inicial necessário e a possibilidade de trabalhar de forma independente, sem vínculo empregatício com empresas. Como demonstrou a pesquisadora Heloisa de Faria Cruz em Trabalhadores em Serviços: Dominação e Resistência (São Paulo, 1900/1920), os carroceiros desempenhavam papel vital na logística urbana, transportando toda sorte de mercadorias — inclusive lixo —, o que talvez explique parte do estigma que pesava sobre os espanhóis.

    A grande imprensa e os registros policiais construíram uma imagem desses trabalhadores do transporte como combativos e violentos, cujas greves paravam toda a cidade. A greve de julho de 1903 foi particularmente emblemática, evidenciando a disposição dos carroceiros espanhóis para a mobilização coletiva. Para a polícia e grande parte da opinião pública, eles eram profissionais perigosos, pois, por dever do ofício, circulavam por todos os bairros e poderiam servir como elementos de comunicação entre os trabalhadores da cidade — uma rede de informação informal que as autoridades consideravam subversiva.

    As estatísticas de acidentes de trabalho na capital, elaboradas pelo Departamento Estadual do Trabalho, documentam a alta incidência de acidentes envolvendo trabalhadores espanhóis. Do total de estrangeiros vítimas de acidentes ocupacionais, os espanhóis representaram 156 (9,3%) em 1913; 138 (8,6%) em 1914; e 61 (5,2%) em 1915 — sempre atrás apenas dos italianos e portugueses. Em categorias específicas como operários, carroceiros, pedreiros, cocheiros, condutores de bondes e trabalhadores braçais, o número de espanhóis acidentados superava proporcionalmente sua representação no total de trabalhadores, indicando forte concentração nessas atividades de maior risco.

    6. Espanhóis na Indústria Paulistana

    Contrariamente à percepção generalizada de que os espanhóis se dedicavam exclusivamente a ofícios autônomos e ao comércio informal, documentos oficiais revelam sua participação significativa no trabalho fabril. O levantamento sobre as condições de trabalho no setor têxtil, realizado em 1912 pelo Departamento Estadual do Trabalho, identificou 338 trabalhadores espanhóis distribuídos pelas 33 fábricas visitadas — superados numericamente apenas por italianos, brasileiros e eventualmente portugueses.

    Os espanhóis estavam presentes em fábricas tradicionais e emblemáticas da industrialização paulistana, incluindo a fábrica Santana de sacaria de juta (de Jorge Street, no Brás), a tecelagem Mariângela (propriedade do conde Matarazzo, no Brás), o Cotonifício Crespi (na Mooca) e a Italo Brasileira (no Brás). Posteriormente, trabalharam também em unidades industriais de maior porte, como a fábrica de cimento em Perus, inaugurada em 1926, e a montadora de veículos General Motors, instalada em São Paulo em 1925, onde foram encontrados registros de contratos com trabalhadores de nacionalidade espanhola.

    Muitos espanhóis concentraram-se nas fábricas que exigiam menor qualificação ou ofereciam trabalhos mais pesados e insalubres. No entanto, como demonstrou o romancista Paulo Lício Rizzo em Pedro Maneta (1942) — obra que retrata a experiência de um imigrante espanhol operário numa tecelagem na Mooca —, essa inserção fabril não significava passividade ou resignação diante das condições de trabalho.

    Também é relevante notar a presença de espanhóis entre o pessoal contratado pelo governo estadual. Em determinado período, os espanhóis somavam 165 do total de 1.408 estrangeiros empregados em diversas repartições públicas, como a Repartição de Água e Esgotos, a Diretoria de Limpeza Pública, o Desinfetório Central, o Instituto Butantan e a Comissão de Saneamento de Santos. Na São Paulo Railway e em outras ferrovias, os espanhóis apareciam em registros fotográficos e na memória de antigos funcionários como operários dedicados a trabalhos pesados de manutenção da linha, abastecimento de lenha, marcenaria e, em menor número, como maquinistas e foguistas.

    7. O Comércio de Sucatas e o Ferro-Velho

    Uma das atividades mais tradicionalmente associadas aos imigrantes espanhóis em São Paulo foi o comércio de sucatas, metais usados e ferro-velho. Essa associação, que transcendeu a mera atividade econômica para se tornar um elemento identitário, foi documentada por diversos pesquisadores e memorialistas.

    Os chamados recolhedores ou carrinheiros, como eram conhecidos, percorriam todos os bairros da cidade coletando materiais recicláveis — garrafas, sacos vazios, chumbo, cobre e outros metais. Seus estabelecimentos comerciais concentravam-se especialmente nas imediações das ruas Piratininga e Santa Rosa, no bairro do Brás, de onde irradiavam sua influência para toda a capital.

    Como indagou Jacob Penteado em suas memórias sobre o Belenzinho, quem nunca ouviu falar no rei do ferro-velho, afirmando que sempre houve um monarca dessa espécie no Brás. De fato, muitas fortunas e verdadeiros impérios comerciais foram construídos a partir do comércio de sucatas. O pesquisador José Leonardo do Nascimento desenvolveu estudo relevante sobre a presença de espanhóis na comercialização de sucatas e no ramo de sacaria em São Paulo, demonstrando que, enquanto atividade estigmatizada como marginal à economia do país, ela se furtou às tabelas estatísticas, aos números e às pesquisas governamentais.

    A sacaria constituiu outro nicho dominado pelos espanhóis, especialmente na zona cerealista do Brás, nas ruas próximas ao Mercado Municipal, como a Santa Rosa e a Paula Souza, e nas feiras livres da capital. O cronista Guilherme de Almeida, em suas crônicas publicadas no jornal O Estado de São Paulo em 1929, registrou suas impressões do bairro espanhol, descrevendo um cenário dominado pelo cheiro de aniagem e cebola: as sacas abrem as bocas de cereais, bocejam, panudas, empanturradas, nas portas dos armazéns.

    O estudo de Nascimento traçou uma trajetória fascinante que conectava gerações de famílias espanholas: do comércio inicial de ferro-velho ao desmanche de automóveis, acompanhando o estabelecimento da indústria automobilística no Brasil. Essa evolução setorial demonstra a capacidade adaptativa desses imigrantes e suas famílias diante das transformações econômicas da metrópole.

    8. Militância Operária e Movimento Libertário

    A participação dos imigrantes espanhóis no movimento operário e libertário de São Paulo nas primeiras décadas do século XX foi intensa e desproporcional à sua representação demográfica. Longe de serem meros coadjuvantes da militância italiana ou brasileira, os espanhóis contribuíram com lideranças de destaque, publicações periódicas, grupos de formação e uma vigorosa tradição de organização de classe.

    O nome mais emblemático dessa militância espanhola é Primitivo Raimundo Soares, nascido em Oviedo em 1871, que emigrou ainda criança para o Brasil e adotou o pseudônimo de Florentino de Carvalho. Fundador e diretor do periódico A Obra, foi também colaborador ativo de diversos outros jornais libertários, incluindo A Plebe, Voz do Povo, A Rebelião e Germinal, além de autor de vários livros sobre teoria libertária. Preso durante a greve geral de 1917, quando integrou o Comitê de Defesa Proletária — órgão coordenador da luta —, refugiou-se posteriormente na Argentina, de onde foi expulso, retornando clandestinamente ao Brasil, onde faleceu em 1947.

    Toda a família Soares teve atuação de destaque no movimento dos trabalhadores paulistanos. As irmãs de Primitivo — Maria Angelina e Maria Antônia Soares — foram militantes fundadoras e dirigentes de grupos de cultura social e associações feministas, professoras de escolas anarquistas e artistas de teatro amador. A residência da família Soares na Rua Bresser, no Brás, para onde se mudaram em 1914, transformou-se rapidamente em um centro efervescente da atividade libertária: pousada de anarquistas, desempregados, ponto de encontros, reuniões, redação de jornais anarquistas, sala de aula para alfabetização e de anarquismo.

    Outro nome proeminente foi Everardo Dias, nascido na Espanha em 1885, que chegou ao Brasil aos dois anos de idade. Gráfico, tipógrafo do O Estado de São Paulo, militante anarquista desde 1910 e diretor do periódico O Livre Pensador, Everardo Dias testemunhou e documentou as greves operárias da década de 1910. Em suas memórias, reunidas no livro História das Lutas Sociais no Brasil (1962), relembra que os espanhóis se reuniam em salões nas ruas do Gasômetro e Rangel Pestana, no Brás, mantendo intensa troca de correspondência e literatura com as editoras espanholas Francisco Sempere e F. Granada, sediadas em Valência e Barcelona.

    Mulheres espanholas participaram ativamente do movimento anarquista em São Paulo, atuando especialmente no teatro amador de propaganda. Nomes como Esmeralda Barrios, Nena Valverde, Candida Alarcón, Mercedes Solé e Nieves Simón integraram grupos teatrais que utilizavam a arte como instrumento de conscientização política e social.

    9. Teatro Operário e Cinema Pioneiro

    A existência de grupos amadores de teatro representando em língua espanhola foi uma das expressões culturais mais vigorosas da comunidade espanhola em São Paulo. Mantidos por ligas operárias ou por associações da colônia — como a Federação Espanhola, o Centro Espanhol e o Grupo Dramático Cervantes —, esses grupos eram extremamente ativos nos bairros predominantemente operários, com destaque para o Brás.

    Embora no repertório desses grupos predominasse a preocupação com a formação política, eles encenavam também operetas e melodramas, eram extraordinariamente organizados e produtivos, chegando a encenar uma peça por semana. A divulgação das apresentações ocorria tanto pela imprensa operária quanto oralmente, nas fábricas e reuniões sindicais.

    Dois dramaturgos espanhóis se destacaram nesse cenário: Felipe Morales, sapateiro e militante reconhecido nos meios operários paulistanos, que escreveu Los Conspiradores — uma crítica às tentativas policiais e governamentais de criar falsos complôs para justificar repressões e deportações de operários. Esta peça, encenada pela primeira vez em 1905, obteve sucesso a ponto de ser traduzida para o italiano e montada diversas vezes em diferentes salões. Marino Spagnolo, vidreiro e alfaiate que presidiu várias associações de classe no Belenzinho, foi autor, entre outras, da peça Bandeira Proletária, encenada pela primeira vez no salão das Classes Laboriosas em 1922.

    A frequência com que peças teatrais anarquistas eram representadas em língua espanhola nas comemorações do Primeiro de Maio atesta não apenas a importância numérica da colônia, mas também seu peso no movimento operário. No programa-convite para a celebração do 1º de Maio de 1919, no salão Celso Garcia, constava a indicação de que peças seriam encenadas em espanhol, incluindo Primeiro de Maio, do escritor italiano Pietro Gori, e um drama social em três atos intitulado Arlequín, el Salvaje.

    Essas sociedades teatrais espanholas estiveram também nas origens do cinema produzido na cidade de São Paulo. O maior empresário cinematográfico da capital no início do século XX foi o espanhol Francisco Serrador, que desde 1905 exibia filmes como ambulante e conseguiu montar a primeira sala fixa de exibição de cinema na capital, batizada de Eldorado. Proprietário dos cinemas Eldorado, Bijou, Bijou Theatre e dos teatros Radium e Iris, Serrador fundou, a partir de 1909, a Companhia Serrador, iniciando a produção de filmes cantantes, muitos deles interpretados em espanhol pelos cantores Claudina Montenegro e Santiago Pepe, espanhóis radicados na cidade.

    Outro pioneiro do cinema paulistano com raízes espanholas foi José Medina, descendente de espanhóis, fotógrafo, artista de teatro amador e proprietário de uma casa de pinturas. Em 1916, associou-se a Gilberto Rossi para fundar a Rossi Film, produzindo filmes posados, naturais, de propaganda e jornais cinematográficos. Esse cinema nascido no Brás, feito em grande parte por estrangeiros — artistas de teatro, artesãos, barbeiros, torneiros e funcionários públicos —, de maneira improvisada em fundos de quintal, foi, nas palavras da pesquisadora Maria Rita Galvão, marginal por definição.

    10. Escolas Modernas e Educação Libertária

    A influência intelectual espanhola na educação libertária paulistana foi profunda e duradoura. As concepções pedagógicas desenvolvidas por Francisco Ferrer y Guardia — educador espanhol executado em Barcelona em 1909 por suas ideias libertárias — tiveram intensa repercussão no Brasil, onde as escolas que seguiam seus princípios foram denominadas Escolas Modernas.

    O assassinato de Ferrer transformou seu nome em bandeira de luta internacional. Em São Paulo, o movimento libertário passou a comemorar anualmente o dia 13 de outubro com discursos e comícios em praça pública, reafirmando os ideais ferreristas de liberdade e divulgando o programa educacional das escolas. Associações de trabalhadores foram batizadas com seu nome, como o Círculo dos Estudos Sociais Francisco Ferrer, que participou ativamente das comemorações do 1º de Maio em 1914.

    As primeiras Escolas Modernas fundadas em São Paulo localizaram-se, não por acaso, no bairro do Brás — região com grande concentração de imigrantes espanhóis. Em 1912, duas escolas foram inauguradas: uma na Avenida Celso Garcia, 262, e outra na Rua Maria Joaquina, 13. Essas instituições transcendiam a função puramente educacional: além da instrução e formação dos filhos de trabalhadores, as Escolas Modernas funcionavam como polos de divulgação libertária, promovendo publicação de boletins, conferências, apresentações de poesias, bandas, orquestras e bailes.

    11. Imprensa em Língua Espanhola

    Um dos indicadores mais eloquentes da vitalidade da comunidade espanhola em São Paulo é a extraordinária quantidade de periódicos publicados em língua espanhola ao longo de várias décadas. O levantamento realizado por pesquisadores identificou pelo menos 27 publicações periódicas editadas em espanhol na cidade, cobrindo um arco temporal que vai da última década do século XIX até a década de 1960.

    Entre os periódicos mais antigos e significativos encontram-se:

    • El Correo Español (1891) — um dos primeiros jornais em espanhol da cidade
    • La Voz de España — publicação quincenal gráfica e literária (1900) e um diário espanhol (1898)
    • La Gaceta Española (1897)
    • La Iberia — órgão defensor da colônia espanhola
    • Eco del Braz (1904) — periódico que refletia a concentração espanhola no bairro
    • El Grito del Pueblo — defensor dos interesses do proletariado
    • Boletín de la Sociedad Española de Socorros Mutuos e Instrucción (1902)
    • Revista Española Ilustrada (1917)
    • Alborada — órgão da Casa de Galicia e posteriormente da Sociedade Hispano-Brasileira de Socorros Mútuos, publicação que perdurou por décadas

    A diversidade temática desses periódicos revela a pluralidade de interesses e preocupações da comunidade: desde órgãos oficiais de entidades beneficentes e culturais até publicações de orientação política radical, passando por revistas literárias e ilustradas, jornais comerciais e boletins informativos.

    12. Associações e Sociedades de Socorros Mútuos

    A proliferação de associações mantidas pela comunidade espanhola em São Paulo constitui talvez a evidência mais robusta de sua presença organizada e ativa na cidade. O levantamento realizado identificou pelo menos 40 associações e entidades fundadas e mantidas por espanhóis, abrangendo finalidades que iam dos socorros mútuos e assistência social à promoção cultural, educacional e política.

    A Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, fundada em 1898, foi uma das entidades pioneiras, oferecendo assistência médica, auxílio financeiro em caso de doença ou morte e apoio aos recém-chegados. Já a Casa de España de São Paulo, fundada em 1918, tornou-se um polo agregador da comunidade, promovendo atividades culturais, sociais e recreativas.

    A diversidade regional da Espanha refletiu-se na criação de entidades específicas por comunidades de origem: a Casa de Galicia–Hogar Español (1955), a Casa de Aragón, Rioja e Navarra (1961), a Casa de Valencia (1956), o Centro Asturiano (1961), o Centro Catalã, o Centro Recreativo Andaluz e o Centro Vasco Guernica Kutun. Essa fragmentação regional, se por um lado expressava a riqueza cultural da diversidade espanhola, por outro contribuía para a dispersão da comunidade e a dificuldade de construir uma voz política unificada.

    As associações de caráter político e cultural incluíam o Centro Republicano Espanhol (1909–1940), a Federação Espanhola (1916–1939), a Agrupación Pablo Iglesias e a Agrupación Julián Besteiro — esta última ainda atuante —, que refletiam os debates ideológicos que dividiam a Espanha e suas comunidades no exterior. O Centro Cultural Garcia Lorca, fundado em 1968 em homenagem ao poeta assassinado durante a Guerra Civil, e o Centro de Cultura Social, ativo desde 1933, representam a vertente cultural e intelectual do associativismo espanhol.

    âmbito artístico, o Centro Dramático Cervantes (1910–1923, reorganizado como Grêmio Dramático Cervantes de 1924 a 1932), o Círculo Dramático Isaac Peral (1923–1932), o Grupo Artístico Ibérico (1923) e o Grupo Dramático Hispano-Americano (1930) mantiveram viva a tradição teatral e artística da comunidade.

    13. Estigma, Preconceito e Construção de Identidade

    A imagem do imigrante espanhol na sociedade paulistana foi objeto de construções culturais complexas e frequentemente negativas. Os jornais e cronistas paulistanos consagraram uma representação pejorativa dos espanhóis — e do galego em particular — que penetrou profundamente no imaginário popular. O espanhol era retratado como símbolo do cobiçoso incansável, inculto e ignorante, representando a cara escura do processo imigratório, com sua miséria e abandono.

    Essa visão depreciativa mesclava-se com outra, mais jocosa, na qual o espanhol era considerado um boa-vida, jogador inveterado, dado a torrar dinheiro nos frontões jogando pelota, cheio de ardor picaresco. O jogo da pelota, herança cultural ibérica, foi muito praticado em São Paulo pelo menos até os anos 1930. Nos bairros e no centro da cidade existiram vários frontões que promoviam torneios concorridos, como atestam as inúmeras propagandas e artigos publicados na grande imprensa contra essas casas do vício que atraíam bêbados e desordeiros.

    A expressão espanholada — que os dicionários da língua portuguesa definem como manifestação exagerada, hiperbólica e jactanciosa — cristalizou-se no vocabulário popular como designação de qualquer comportamento considerado inconsequente ou aventureiro. A própria gripe pandêmica de 1918, que causou devastação em São Paulo, ficou conhecida como gripe espanhola, associando involuntariamente o nome do país a uma das maiores tragédias sanitárias do século.

    Nas estatísticas criminais, os espanhóis ocupavam consistentemente o terceiro lugar em vadiagem, criminalidade e repatriação, atrás de italianos e portugueses. A associação entre profissão (carroceiros, pedreiros, padeiros), nacionalidade (espanhola) e criminalidade reforçava, junto com a imagem do anarquista exaltado e do boa-vida, uma visão desses imigrantes como indesejáveis.

    Contudo, essa narrativa unidimensional colidia com realidades mais complexas. Os dados da Santa Casa de Misericórdia, por exemplo, mostravam que os espanhóis mantinham consistentemente o terceiro lugar em internações e falecimentos — descontados os brasileiros —, indicando que suas condições de vida e trabalho eram as mais precárias. Na enfermaria da Hospedaria dos Imigrantes, durante a epidemia de varíola de 1908, dos 307 pacientes que deram entrada, 115 eram espanhóis — uma proporção alarmante que revelava sua vulnerabilidade sanitária.

    14. A Segunda Onda: Refugiados da Guerra Civil e Pós-Guerra

    A imigração espanhola para São Paulo pode ser dividida em dois momentos históricos distintos. O primeiro, das últimas décadas do século XIX até os anos 1930, coincidiu com a chegada massiva de contingentes europeus que engrossaram o mercado de trabalho industrial, participaram da urbanização e experimentaram as tensões socioculturais que transformaram São Paulo em metrópole moderna.

    O segundo momento iniciou-se com a chegada dos refugiados da Guerra Civil Espanhola (1936–1939), intensificou-se durante a Segunda Guerra Mundial e atingiu seu ápice na década de 1950. Essa nova onda migratória apresentou características significativamente distintas da anterior. Os refugiados políticos traziam consigo um capital intelectual e cultural diferenciado, e sua escolha por São Paulo vinculava-se diretamente à diversificação e maior sofisticação tecnológica do parque industrial paulistano.

    As facilidades proporcionadas pelo acordo bilateral Brasil-Espanha, operacionalizado através da Comissão Intergovernamental para as Migrações Europeias (CIME), facilitaram essa nova vaga migratória. Os espanhóis da segunda onda encontraram uma cidade radicalmente transformada em relação àquela que recebera seus predecessores décadas antes — uma metrópole em plena industrialização, com um setor de serviços em expansão e oportunidades que iam muito além do trabalho braçal e do comércio ambulante.

    Essa segunda fase da imigração espanhola estimulou a criação de novas associações e entidades culturais, muitas das quais refletiam as divisões políticas da Espanha franquista: centros democráticos que se opunham ao regime de Franco coexistiam com entidades mais conservadoras ligadas à diplomacia oficial espanhola.

    15. O Legado Espanhol na Formação de São Paulo

    A contribuição dos imigrantes espanhóis para a formação de São Paulo como metrópole moderna é inestimável, ainda que historicamente subestimada. Longe de constituírem meros figurantes no drama da imigração paulista, os espanhóis foram protagonistas em múltiplas dimensões da vida urbana.

    mundo do trabalho, transitaram dos ofícios mais humildes — carroceiros, carregadores, recolhedores de sucata — ao empreendedorismo industrial e comercial, construindo fortunas a partir de atividades que outros desprezavam. No campo cultural, fundaram o primeiro cinema de sala fixa da cidade, mantiveram uma imprensa vigorosa em língua espanhola, criaram companhias teatrais que se apresentavam semanalmente e influenciaram decisivamente a educação libertária através das Escolas Modernas.

    movimento operário, a militância espanhola — com figuras como Florentino de Carvalho, Everardo Dias e as irmãs Soares — ajudou a forjar a consciência de classe que marcou a história social de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. A greve geral de 1917, evento fundador do movimento operário brasileiro, contou com participação ativa de lideranças espanholas no Comitê de Defesa Proletária.

    tecido associativo da cidade, as mais de 40 entidades fundadas por espanhóis — sociedades de socorros mútuos, centros culturais, clubes recreativos, ligas operárias e associações regionais — constituíram uma rede de solidariedade e pertencimento que permitiu a milhares de imigrantes enfrentar as adversidades da vida numa cidade em vertiginosa transformação.

    Recuperar essa história é mais do que um exercício acadêmico: é um ato de justiça em relação a um grupo que, apesar de constituir o terceiro maior contingente de imigrantes europeus no Brasil, permaneceu por demasiado tempo à margem da narrativa oficial da formação de São Paulo. Buscar os espanhóis nos espaços e situações concretos do cotidiano — nos cortiços do Brás, nas carroças das ruas do centro, nos salões de teatro operário, nos frontões de pelota e nas páginas dos periódicos em castelhano — é revelar uma cidade mais complexa, diversa e fascinante do que aquela que a historiografia tradicional nos legou.

    🏛️ Cidadania Espanhola

    você é descendente de espanhóis e deseja explorar os caminhos legais para a obtenção da nacionalidade espanhola, a Studio Cidadania é especialista em assessoria de cidadania europeia. Conheça os três caminhos para a nacionalidade espanhola.

    16. Referências Bibliográficas

    1. MACIEL, Laura Antunes; ANTONACCI, Maria Antonieta Martinez. Espanhóis em São Paulo: modos de vida e experiências de associação. Projeto História, São Paulo, n. 12, out. 1995.
    2. GALLEGO, Avelina Martinez. Os Espanhóis em São Paulo: Presença e Invisibilidade. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. PUC-SP, 1993.
    3. MARTINS, José de Souza. A imigração espanhola para o Brasil e a formação da força-de-trabalho na economia cafeeira: 1880–1930. Revista de História, n. 121, São Paulo, ago-dez. 1989.
    4. LEVY, Maria Stella Ferreira. O papel da imigração internacional na evolução da população brasileira (1872 a 1972). Revista de Saúde Pública, 8 (supl.): 49-90, São Paulo, 1974.
    5. DIAS, Eduardo. Um Imigrante e a Revolução (Memórias de um militante operário). São Paulo: Brasiliense, 1983.
    6. PENTEADO, Jacob. Belenzinho, 1910: Retrato de uma Época. São Paulo: Martins, s.d.
    7. CRUZ, Heloisa de Faria. Trabalhadores em Serviços: Dominação e Resistência (São Paulo – 1900/1920). São Paulo: Marco Zero, 1991.
    8. NASCIMENTO, José Leonardo do. Trabalho e prestígio social: os espanhóis em São Paulo (mimeo, 1993).
    9. GALVÃO, Maria Rita. Crônica do Cinema Paulistano. São Paulo: Ática, 1975.
    10. HUTTER, Lucy Maffei. Imigração Italiana em São Paulo de 1902 a 1914. São Paulo: IEB/USP-CESP, 1986.
    11. FONSECA, Guido. Crimes, Criminosos e a Criminalidade em São Paulo (1870–1950). São Paulo: Ed. Resenha Tributária, 1988.
    12. ALMEIDA, Guilherme de. Cosmópolis. O Estado de São Paulo, março-maio de 1929.
    13. LIMA, Mariângela Alves de; VARGAS, Maria Thereza. Teatro operário em São Paulo. In: PRADO, Antonio Arnoni (org.). Libertários no Brasil: Memórias, Lutas, Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
    14. LUCA, Tania Regina de. O Mutualismo em São Paulo: O Sonho do Futuro Assegurado. Dissertação de Mestrado em História. FFLCH/USP, 1988.
    15. BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.
    16. MORSE, Richard. Comunidade a Metrópole. São Paulo: Comissão do IV Centenário, 1954.
    17. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Recenseamento Geral do Brasil, 1920. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1962.
    18. Boletins do Departamento Estadual do Trabalho, São Paulo, 1913–1916.

    📝 Nota de Transparência

    Este artigo é uma síntese original elaborada a partir de pesquisa em fontes acadêmicas, documentos históricos e dados estatísticos oficiais. Não houve reprodução direta de trechos das obras consultadas. As informações foram contextualizadas, reinterpretadas e organizadas sob uma perspectiva editorial própria, com o objetivo de tornar acessível ao público geral um tema historicamente negligenciado pela historiografia da imigração no Brasil. Todas as fontes utilizadas estão devidamente creditadas na seção de referências bibliográficas.

    Precisa de orientação especializada?

    Fale com a equipe da Studio Cidadania e tire todas as suas dúvidas sobre cidadania europeia, vistos e residência. Atendimento humano, sem compromisso.

    Consulta Gratuita por WhatsApp

    Sobre a autora

    Dra. Débora Friedrich Izquierdo

    Dra. Débora Friedrich Izquierdo

    Advogada, Sócia-fundadora do Studio Cidadania

    Inscrita na Ordem dos Advogados de Portugal e na OAB. Mais de 10 anos dedicados a processos de cidadania portuguesa, italiana e espanhola, com atuação direta em Lisboa e mais de 500 famílias representadas.

    Conhecer o perfil completo →

    Pronto para iniciar sua jornada europeia?

    Fale com nosso time jurídico e descubra como podemos ajudá-lo a conquistar sua cidadania

    Compartilhar:

    Avaliação gratuita

    Qual é a sua via para a cidadania espanhola?

    Responda 7 perguntas e receba um diagnóstico estruturado da sua via, com base na legislação vigente. Sem cadastro, sem custo.

    2 minutos Sigiloso
    Fazer o teste

    Leia Também

    IA

    Receba guias exclusivos sobre cidadania europeia

    Junte-se a milhares de brasileiros que recebem dicas, atualizações legais e guias completos sobre como conquistar a cidadania europeia.

    Novidades semanais

    Mudanças em leis e processos

    Guias exclusivos

    Checklists e templates grátis

    Sem spam

    Apenas conteúdo relevante

    Ao se inscrever, você concorda em receber emails sobre cidadania europeia. Você pode cancelar a qualquer momento.